Entre as aplicações da ciência de dados, a mineração de dados, que transforma padrões de informações em insights, e a análise preditiva, que prevê a possibilidade de ocorrência de eventos, estão entre os principais casos de uso. A análise de dados é uma habilidade valiosa que agrega diferenciação competitiva em qualquer área. Ao dominar seus conceitos, metodologias e ferramentas, você estará apto a transformar dados em insights que impulsionam a tomada de decisões inteligentes e o alcance de resultados extraordinários.

A data de 1958 é assinalada como uns dos marcos na formalização da nova disciplina, quando foi fundado, no Reino unido, o Institute of Information Scientists (IIS). Na industria moderna houve um acrescente demanda de informação para maior desempenho das organizações. Como a atividade se expandiu e se formalizou, houve necessidade de treinamento para aqueles que optavam por essa atividade, o conjunto desse treinamento passou https://www.pensarcontemporaneo.com/o-papel-da-ciencia-dos-dados-na-era-da-informacao/ a se chamar “Ciência da Informação”. O uso do termo cientista da informação pode ter tido a intenção de distinguir os cientistas de laboratório, uma vez que o interesse principal daqueles membros era a organização da informação científica e tecnológica. Os membros denominados cientistas da informação eram profissionais de várias disciplinas que se dedicavam às atividades de organizar e suprir de informação científica.

Cientista de dados: o que faz, quanto ganha e qual a formação

Com o crescimento desses sistemas robustos vale lembrar que o profissional de ciência de dados também acaba sendo mais valorizado. Além de captação e categorização dos dados, é importante que haja profissionais multifacetados que tenham as habilidades para discernir e utilizar as informações da melhor forma possível. O curso de Ciência de Dados oferece uma formação diferente de outros cursos da curso de cientista de dados área da ciência da computação. Isso porque o cientista de dados deve ser um profissional voltado para estratégia, com habilidade de extração e análise de informações. Depois de coletar e processar os dados estruturados das ferramentas de aprendizado de máquina, os cientistas de dados interpretam, convertem e resumem as informações para torná-las úteis para os tomadores de decisões da empresa.

Então, com a ciência de dados, esses dados são tratados, ou seja, organizados, combinados e analisados, para que se possa ter previsões e projeções de mercado para definir o melhor caminho para expansão de negócios. Praticamente todas as empresas precisam de profissionais capacitados para analisar grandes quantidades de dados e assim resolver problemas complexos. Há muitas vagas para cientista de dados no Brasil e no mundo, mas faltamprofissionais qualificados para desenvolver esse tipo de trabalho. De acordocom informações de uma consultoria americana, das 12 mil oportunidades abertasnos Estados Unidos em 2015, apenas 50% foram preenchidas. Em outras palavras, o cientista de dados pode ajudar a empresa a tomar decisões de forma mais assertiva, a partir da sua visão analítica sobre os dados e a capacidade de fazer previsões antecipadas a respeito do que pode acontecer.

Principais linguagens utilizadas[editar editar código-fonte]

O curso de graduação em Ciência de Dados pode ser encontrado na PUC-SP, na FGV e na Unip. Os alunos que fazem a graduação em Ciência de Dados têm aulas de disciplinas conhecidas do ensino médio no primeiro semestre, como Matemática, Inglês, Computação, Leitura e Interpretação de Textos e Ética. Estudantes com habilidade com cálculo matemático, sistemas de computadores e robótica também podem se interessar por cursar Ciência de Dados. Saber analisar os dados disponíveis na rede é uma habilidade valorizada em um mundo cada vez mais tecnológico. Uma característica da programação é que existem repositórios digitais de funções e códigos. Neles, o programador pode encontrar novos comandos, tirar dúvidas sobre seu uso e aplicar no próprio trabalho.